
Uma trilha de desenvolvimento individual para saída da pobreza
O que é Decolagem?
O Decolagem é uma rota de saída da pobreza. A jornada do programa acontece por meio de trilhas individuais e personalizadas, com acompanhamento de mentores sociais, para que famílias superem a pobreza e alcancem a dignidade em até 2 anos.
O Decolagem conta com o Dignômetro para o diagnóstico da situação atual real de cada família e a acompanhamento e evolução rumo à Dignidade.
De acordo com o IBGE (2023), quase 10 milhões de brasileiros ocupam a faixa da extrema pobreza e sobrevivem com menos de R$ 209,00 por mês. Outras 59 milhões de pessoas no país, vivem com uma renda de até R$ 665,00.
Este panorama evidencia a importância de agir com estratégias coordenadas para quebrar o ciclo de pobreza na vida de quase um terço da população brasileira.
Como funciona o Decolagem?
Essa jornada é desenvolvida por meio de uma série de etapas e processos, que juntos auxiliam cada indivíduo a traçar um plano de evolução pessoal que pode durar até dois anos.
Cada etapa nesta jornada é um passo rumo a novas oportunidades e ao resgate da dignidade:

Dignômetro
Diagnóstico de vulnerabilidade social que indica o nível de pobreza de cada família e direciona as ações do programa.

Embarque no Decolagem
Quando conhecemos cada membro, apresentamos o Programa e as famílias aderem por um contrato social.

Destino de voo
Onde a família quer chegar e o passo a passo para chegar lá.

Plano de voo
Instrumento de acompanhamento familiar e aferição de sonhos e metas.

Avaliação da rota
Aplicação do acompanhamento familiar para avaliação da evolução das famílias.
Cada família é acompanhada de perto pela pessoa mentora
A pessoa mentora é o ponto de contato das famílias atendidas no Programa Decolagem. Ela é responsável por:
- Acompanhar as famílias e sua evolução em direção à dignidade;
- Oferecer soluções de geração de renda que estejam alinhadas com o perfil de cada família;
- Aplicar ferramentas de acompanhamento individual e coletivo;
- Manter organização das soluções;
- Registrar todas as atividades individuais e coletivas com as famílias.
Mandala Social
A Mandala de Impacto Social é a primeira e mais importante etapa de todo o programa, pois é um instrumento que avalia a pobreza em oito dimensões da vida de cada família: qualidade de vida, acesso a serviços básicos, garantia de direitos sociais, moradia digna e urbanismo social, autonomia e valorização da diversidade.
Ela funciona como um guia para o Diagnóstico Comunitário, que mapeia os pontos mais críticos de cada família, garantindo que a trilha personalizada a ser criada atenda aos principais desafios de cada indivíduo. Por isso, a mandala é dividida nas seguintes pétalas (com foco de atuação):

FAVELA 3D + DECOLAGEM

Dentro da Gerando Falcões, o Decolagem conta com o apoio do programa Favela 3D, criado para transformar a favela em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. Juntos, os programas desenvolvem uma verdadeira revolução no território, impactando profundamente a comunidade em todos os níveis.
O Programa Decolagem surge com um conjunto de estratégias necessárias para a superação da pobreza nas favelas brasileiras. E para que esse objetivo seja alcançado, o programa conta com parcerias e ações intersetoriais codependentes com diferentes agentes da sociedade.
Para saber mais sobre o programa, como patrocinar suas atividades ou conhecer melhor as comunidades atendidas atendidas?
Entre em contato pelo contato.site@gerandofalcoes.com